quarta-feira, 26 de julho de 2017

A ontologia da pedra em Manoel de Barros

    O doutorando Rubens Aquino de Oliveira faz hoje, 27 de julho, com início às 14h, no PPG-Letras / Estudos Literários da UFMS, na Unidade 1 do Câmpus de Três Lagoas, a qualificação do seu relatório da pesquisa, intitulado Metáforas da Pedra: das Palavras às Pré-Coisas em Manoel de Barros.

     Presidirá a banca a orientadora, Profa. Dra. Kelcilene Grácia-Rodrigues, e serão os avaliadores os Profs. Drs. Marcelo Marcelo Marinho (UNILA) e Rauer Ribeiro Rodrigues (CPAN / UFMS).

     Rubens parte da constatação de que "os grandes poetas do mundo cravam na rocha sua lírica, suas imagens mais contundentes" e analisa mais de uma centena de versos da obra de Manoel de Barros que tem a pedra como elemento discursivo, seja como invocação, seja como menção, seja como imagem na construção metafórica.

      Tendo como pano de fundo a intertextua-lidade com Homero, Dante, Camões e outros poetas, Rubens argumenta que Barros faz da pedra persona poética, referência temporal e referência espacial, signo de alteridade e, por fim, como se fora - talvez - um paradoxo, ontologia do eu lírico do poeta do Pantanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário