segunda-feira, 20 de março de 2017

Diversas atividades confirmadas para Seminário em Ituiutaba



        Diversos nomes e atividades estão confirmadas para o 8º Seminário do GPLV, que acontecerá em Ituiutaba de 18 a 20 de abril, em paralelo às comemorações pelos 50 Anos do Tremor de Terra.

Confira a programação geral aqui.

Faça aqui sua inscrição.

E confira as normas aqui.


       Para debater os projetos de pesquisa em anda-mento no âmbito do GPLV estarão em Ituiutaba os professores Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha (UFU), Wilton Barroso Filho (UnB) e Yvonélio Néri Ferreira (UFAC). Esses professores, a eles se juntando a professora Wania Majadas (Faculdade UNIDA, Goiânia), também farão palestra. Os professores Wilton e Yvonélio ministrarão minicurso, na área intrínseca dos estudos literários, e também será oferecido minicurso na interface do ensino e da escolarização da literatura, por Karina Torres Machado.

        Também teremos sessões de comunicações, feitas para estudiosos da literatura e professores de Ituiutaba e região interessados no tema, e os pesquisadores do GPLV irão a diversas escolas da cidade para falarem sobre a obra de Luiz Vilela a estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

          Veja mais informações aqui.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Inscreva-se para os eventos de Ituiutaba

   De 18 a 20 de abril de 2017, o GPLV reali-zará evento comemorativo dos 50 anos de pu-blicação do livro de contos Tremor de Terra, de Luiz Vilela, juntamente com o 8º Seminário do GPLV, em Ituiutaba-MG, nas dependências da Universidade Estadual de Minas Gerais-UEMG.

 Além das sessões de comunicações, de minicursos e do debate de projetos de pesquisas, o evento contará com a presença do escritor Luiz Vilela, que​, no dia 20, quando se comemoram os 50 anos de Tremor de Terra,​ concederá coletiva à imprensa ​pela manhã​, em local ainda a ser definido,​ e, à noite, realizará ​- no Pilão Bar e Restaurante - ​uma sessão de autógrafos da nova edição - 10ª- de Tremor de ​T​erra.

  Para abrir o​s dois​ evento​s​, haverá um bate-papo público com o autor na noite do dia 18.

  Confira a programação aqui. Faça aqui sua inscrição. E confira as normas aqui.

  Em breve serão divulgadas mais informações.

      Capa da 1a edição do Tremor de Terra (1967)

quinta-feira, 9 de março de 2017

Graduandas do CPAN fazem pesquisa sobre Barros

Mariana e Jéssica apresentam projeto ao orientador.
       As acadêmicas Jéssica da Silva e Mariana da Silva Santos, da habilitação Português/Inglês do Curso de Letras do Câmpus do Pantanal da UFMS, iniciaram projeto para uma Fotobiografia de Manoel de Barros nos Poemas Concebidos Sem Pecado e nas Memórias Inventadas.

    Jéssica da Silva desenvolve o estudo das Memórias Inventadas e Mariana Santo se debruça sobre os Poemas Concebidos Sem Pecado, de modo que, ao final do projeto, será possível verificar, cotejando as duas pesquisas, algo do que mudou e algo do que se manteve na obra do poeta entre seu primeiro livro, o PCSP, de 1937, e as MI, que foram lançadas nos anos 2003-2008.

        O procedimento da pesquisa de ambas é similar: a partir da leitura dos livros, selecionam as menções que os poemas fazem a espaços urbanos da cidade de Corumbá, na divisa de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, para a partir desses excertos localizarem fotos antigas desses espaços, fotografá-los hoje, verificar a maneira pela qual tais espaços são representados poeticamente e os efeitos de sentido que os poemas constroem a partir da invocação e recriação do cenário urbano da cidade da infância de Manoel de Barros.

       Para esse estudo, as acadêmicas realizam no momento amplo levantamento da fortuna crítica acadêmica do poeta com foco em estudos que trataram de temas como o espaço, a memória e a infância. Como desdobramento dessa etapa da pesquisa, o banco de dados com a recepção à obra de Barros, na aba "Fortuna Crítica" deste Blog, em breve receberá mais informações.

        O cronograma dos dois Planos de Trabalho apresentados pelas acadêmicas prevê a conclusão da pesquisa até novembro deste ano. Elas têm como orientador o Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, líder do GPLV e professor de literatura brasileira no Câmpus do Pantanal da UFMS.

         Abaixo, e abrindo esta nota, temos o registro de reunião das duas estudantes com o orientador. 

Mariana Santos e Jéssica da Silva, em reunião com o orientador.